
Interpelando o ecossistema artístico através de sessões de práticas artísticas, conversas com artistas e performances, o Symposium de Práticas Artísticas considera os modos de produção e o regime de visibilidade das artes performativas dentro do presente contexto sociopolítico em que vivemos. Cada vez mais, existe a urgência de um modus operandi que insista na imanência da inclusão e no poder da imaginação para implementar tendências refratárias que possibilitem reinventar tipologias e topologias dentro de uma comunidade.
Actualmente, as práticas artísticas têm tido um papel fundamental na forma como os artistas transmitem o seu know-how e as suas metodologias de trabalho. A investigação artística reside cada vez mais em processos experimentais e relacionais dentro de uma lógica em que ideias e a expressão material destas, distribuem movimentos e matérias que equacionam performatividades e especulam percepções e transduções que vão para além do agenciamento humano.
A multiplicidade de dispositivos e modos do fazer artístico que irão ser partilhadas por uma série de artistas neste symposium ao público em geral, revela um espaço discursivo de reflexão artística que é de uma importância fulcral para as artes performativas no Porto.
O Symposium de Práticas Artísticas, é um programa dirigido a todo o público interessado, nomeadamente profissionais das artes do espectáculo ou visuais, agentes culturais, investigadores de áreas artísticas e curiosos com ou sem experiência nas áreas artísticas.
Curadoria
Ana Rocha e Jorge Gonçalves
Artistas
Adriano Wilfert Jensen, Andros Zins-Browne, Ana Vujanović, Björn Säfsten, Chrysa Parkinson, Daniel Kok, Hana Erdman, Inês Moreira, Juan Dominguez, Katerina Andreou, Ligia Lewis, Lilia Mestre, Saša Asentić, Maria Jerez, Marta Ziólek, Mårten Spångberg, Simon Asencio e Vânia Rovisco
Design Gráfico
Marta Casaca
Organização e Produção
MEZZANINE
Co-Produção
Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto
Apoio à Internacionalização
Fundação Calouste Gulbenkian
Apoio
Ateneu Comercial do Porto, MIRA | Artes Performativas, espaço MIRA e Embaixada da Suécia
MEZZANINE é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura/Direção Geral das Artes e membro da REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.